segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Viagem de uma Sementinha - História da Ana Beatriz Perna - 5ºC

A viagem de uma sementinha

Era uma vez um girassol muito velhinho que estava no final do seu ciclo de vida. O vento arrastou-o e o girassol lá foi rebolando pela montanha fora, do cume até ao vale. As suas sementes iam-se soltando ao longo de todo o percurso e por ali ficavam à espera de germinar.


O velho girassol só parou debaixo da copa de um carvalho, mesmo ao lado de um ouriço que dormia profundamente num ninho de ervas, folhas e musgo.


      Entre as centenas de sementes que caíram do girassol, poucas  encontraram boas condições para germinar e para se desenvolverem. A última semente do girassol ficou mesmo debaixo da copa de um carvalho. O chão estava cheio de folhas mortas, de bolotas, musgo e ervas secas, o solo estava húmido.


       A sementinha teve sorte porque ficou debaixo das folhas.O ratinho do campo que por ali passou nem deu por ela, o esquilo também não, nem mesmo a sitela.

O pica-pau só comeu uma formiga distraída que por ali passou, o javali comeu as larvas de insectos de uma árvore morta, bolotas e cogumelos e o texugo uma minhoca, algumas lesmas e bolbos … Por sorte a raposa era carnívora!
E assim a sementinha passou despercebida durante todo o Inverno.






  Finalmente a Primavera chegou, a sementinha abriu, surgiu uma raiz, o caule cresceu rapidamente e a raiz enterrou-se mais profundamente. A sementinha finalmente germinou…

      
  
E deu origem a um bonito girassol!  

5 comentários:

  1. Olá Ana Beatriz!Passei por aqui e li a tua história e quero que saibas que gostei imenso, que está muito bem escrita e com muita imaginação. Beijinhos ;)

    Ana Carolina

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Beatriz! Gosto muito da tua história! A minha parte preferida é quando ninguém encontra a sementinha e ela pode germinar debaixo do "colchão" de folhas... :)

    Inês

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    Fiquei fascinada com as ilustrações.
    Será que era possível me dizer de onde foram retiradas?
    Bom trabalho.
    www.deusesdaseiva.blosgspot.com

    ResponderEliminar
  4. As imagens foram digitalizadas de um livro. Assim que possível colocarei aqui o nome e editora

    ResponderEliminar
  5. Aqui vão os dados do livro:

    "Dicionário por imagens da floresta"
    Fleurus - livros e livros

    ResponderEliminar